domingo, 25 de janeiro de 2009

Jantarzinho

Tinha comprado tudo. Queijos gorgonzola e brie pra servir de aperitivo, junto com um vinho português que dizia na embalagem ser armazenado em barril de carvalho. Não entendia nada de vinho, mas o fato de ser armazenado em barril de carvalho parecia uma boa tirada para impressionar logo de cara. Queijos e vinho de saída.

Para o prato principal, filé mignon com molho de nozes. Parece que era uma receita tailandesa. Encomendara num restaurante pretensamente oriental, sob a orientação de que tudo que precisaria fazer era esquentar por 10 minutos sob fogo médio. Isso ele conseguiria fazer. Acompanhando a carne, um tinto seco chileno que lhe fora recomendado pelo sommelier (ou talvez um mero maître) do mesmo restaurante. Esperava que à altura do prato principal o primeiro vinho, aquele envelhecido em barril de carvalho, já tivesse ido embora junto com a entrada. Obviamente, bebida fazia parte da estratégia.

Por fim, a sobremesa. Sorvete de papaya com cassis, a ex adorava e dizia ser afrodisíaco (ainda estava em dúvida do que vinha a ser, de fato, papaya. Cassis, já desistira de descobrir) e um licor de cacau. Mera degustação, afinal, a expectativa era que os dois vinhos anteriores já dessem conta.

Tic, tac, tic, tac, e gostaria que o relógio acompanhasse o ritmo acelerado de seu coração. Mas o tempo é senhor de tudo e lhe concedia ainda meia hora. Tempo pra se barbear melhor? Passar a camisa mais uma vez? Rever a limpeza das taças e as posições dos talheres?

Não, chega de paranóia. Nesse momento tenso que antecede o encontro, o ideal é dar uma distraída. Sentou no sofá e ligou o video-game. Winning Eleven, futebolzinho para relaxar.

Conseguiu chegar à final da Copa do Mundo. Nunca um cano viera em tão boa hora. Os queijos foram bons tira-gostos com a cerveja que repousava preterida na geladeira. O filé ficaria pro almoço do dia seguinte. O vinho do barril de carvalho e o seco chileno, guardou para envelhecê-los. E iria seguir o mesmo lema nos relacionamentos. Quanto mais velho, melhor. Ligaria para a ex esposa. Assim que ganhasse aquela bendita final de Copa do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário